AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)

AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA
PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)

domingo, 2 de junho de 2013

DOSHAS

O Equilíbrio dos Três Doshas

Segundo a Ayurveda, o ser humano tem a mente ligada ao corpo através dos três princípios básicos metabólicos existentes nele: VataPitta e Kapha (palavras sânscristas) que podem ser traduzidas como:

Vata - Movimento/ar corporal (energia sutil que governa o movimento biológico). A partir dos elementos Éter e ar é formado Vata.

Pitta - Fogo/calor corporal (manifesta-se como o metabolismo do corpo). A partir dos elementos fogo e água é formado Pitta.

Kapha - água biológica (consolida os elementos do corpo, fornecendo o material para a estrutura física. Mantém a resistência do corpo). A partir dos elementos terra e água é formado Kapha.

Para melhor entendimento gostaria de explicar que, de acordo com a Ayurveda, a constituição humana é formada através da junção de dois dos cinco elementos que manifestam-se no corpo humano (éter, ar, fogo, água e terra). No momento em que existe a concepção será determinada a constituição básica de cada individuo em função das permutações e combinações do ar, fogo, e água corporais que se manifestam nos corpos do pai e da mãe.

Vata, Pitta e Kapha, são responsáveis pelas funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, mente e consciência, e quando em desequilíbrio contribuem de forma importante para vários processos de doenças.
Segundo Vagbhatta, autor de um famoso Tratado de Ayurveda, "Todo aquele que deseja saúde e felicidade deve receber massagem corporal e utilizar os óleos adequados segundo sua constituição/dosha e estação do ano.
Outro célebre e valioso conhecedor de Ayurveda Sushruta Samhita, afirma que deve-se escolher o melhor óleo ou qualquer lubrificante que melhor se adapte ao corpo e a estação do ano. 
Na verdade, nenhuma constituição individual é formada unicamente por qualquer um dos elementos e sim cada pessoa é uma combinação de todos os três elementos com uma tendência predominante de participação de um ou mais e em cada constituição existem uma determinada percentagem de vata, pitta e kapha, então quando manipulamos um corpo através da massagem em geral estamos trabalhando os três doshas onde um é predominante, por este motivo a escolha do óleo certo. 
O equilíbrio dos três doshas pode ocorrer de várias formas eu recomendo, dentre tantas, a Massagem Ayurveda.
No momento em que alguém está sendo massageado a concentração do massagista deve estar voltada para a circulação sangüínea, respiração e a energia vital, o Prana que controla o metabolismo do corpo e regula o sistema nervoso central, ele, (o prana) é responsável pelas funções cerebrais superiores e as atividades motoras sensoriais.
O prana situado na cabeça é o prana vital enquanto o prana presente no ar cósmico é o prana nutriente. Durante a Massagem há um constante intercâmbio de energia entre o prana vital e o prana nutriente, através da respiração. Durante a inspiração o prana nutriente entra no sistema e nutre o prana vital. Durante a expiração os produtos residuais sutis são expelidos e assim vai ocorrendo a liberação das toxinas internas ajudadas também pela liberação das toxinas presas aos músculos e os tecidos do corpo que são ajudadas pelo uso do pó indiano Vakhand junto ao óleo ideal para aquela pessoa. 
Com a estimulação de vários órgãos do corpo que de acordo com estudo fisiopatológicos Ayurveda estão ligados a cada dosha, como por exemplo podemos citar o Vata - dosha ( que tem as origens de suas doenças ligadas ao intestino grosso) obteremos o equilíbrio dos três doshas, e diminuindo assim os danos dos Humores corporais Vata, Pitta e Kapha que quando em desequilíbrio criam toxinas que circulam por todo o corpo causando doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário