AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)

AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA
PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sangria na MTC


A Medicina Tradicional Chinesa utiliza técnicas de sangria em pontos específicos do corpo, os já conhecidos pontos de acupuntura. Cada ponto tem uma ou mais funções, seja ela ligada à sua localização, ao meridiano ao qual pertenceria ou ao órgão ao qual seu meridiano esta ligado.
Têm-se registros da aplicação desse método desde 2.000 a.C. pelos babilônios e sabe-se que seu uso era considerado padrão da medicina até o século XIX, essa técnica é tão antiga que encontra-se incorporada às mais diferentes culturas como a indiana onde faz parte da prática ayurvédica, a indígena (principalmente na América do Norte) e a da cultura chinesa, sendo empregada das mais diferentes formas, e o que vamos abordar aqui é o uso da Sangria dentro da Prática da Medicina Chinesa.
Nesta técnica, faz-se uma punção com agulhas conhecidas como lancetas, as mesmas utilizadas para fazer medição de glicose em pacientes diabéticos. É aplicada a sangria em praticamente qualquer região do corpo, mas é mais comum a sua aplicação nas costas, cabeça, face e membros. Após a punção, retira-se uma pequena quantidade de sangue (de 3 a 9 gotas) do ponto, afim de alcançar o efeito desejado. Em alguns casos utiliza-se ventosas em cima do local puncionado, para forçar a saída de sangue, visando aumentar a eficácia da técnica de sangria.
A Medicina Tradicional Chinesa indica a sangria principalmente para casos de estagnação de Qi (energia vital) e Xue (porção energética do Sangue) que geram quadros de excesso e de calor, muito utilizado para tratar doenças causadas pela estagnação de energias perversas no Xue (calor, vento, frio, etc) que se acumulam em determinadas áreas do corpo e obstruem a circulação nos canais. A sangria drena o calor do corpo (que prejudica a circulação de Qi e Xue), ativa a circulação do Xue, diminui o edema, alivia as dores.
Devido a retirada do sangue alguns pacientes tem algum grau de rejeição a essa técnica. Mas cabe ao Acupunturista explicar como a técnica será executada, a quantidade de sangue que será extraída e que a sangria é praticamente indolor.

Indicações:
baixar a febre - somente em febre por excesso de yang, geralmente febres altas. Nunca em quadro de calor por deficiência.
aliviar a dor - reestabelece a circulação do Xue, remove as obstruções e alivia a dor. Usado apenas nos quadros de dor aguda, por excesso.
desintoxicação - quando o Wei Qi (Qi defensivor) não resiste a invasão exógena, com presença de calor e toxina no Xue. Como quadros de intoxicação alimentar e medicamentosa.
dispersar o fogo - se o Yang do Xin for excessivo, aparecerão sintomas de fogo. Por controlar o fluxo de Xue, seu JIng Luo deve ser sangrado para o controle dos sintomas de calor. O Gan estaoca o Xue, por isso, a sangria do seu canal pode reequilibrar o excesso de Yang, diminuindo sintomas como dor de cabeça, rigidez cervical causadas por hipertensão.
aliviar coceiras - causada por vento patógeno no Xue, a sangria eleimina o patógeno e consequentemente a coceira.
- aliviar a sudorese - alivia a sudorese causada por estagnação de Qi e Xue.
aliviar a dormência - na deficiência de Qi e Xue, o Qi não alcança as extremidades causando dormência. A sangria nas extremidades e nas laterais das áreas afetadas, principalmente nos dedos, aliviará a dormência.
parar o vômito - vomito agudo geralmente está associado a excesso de calor no Wei, Qi do Gan atacando o Wei ou Estagnação  de alimento no Wei. A sangria reduz o calor e acalma o ataque do Qi do Gan tão bem quanto remove a obstrução no trato gastro-intestinal para permitir o movimento da descida normal do Qi do Wei.
-Parar a diarreia - normalmente a diarreia quente causada por pestilências.
Ressucitação de emergência - a sangria promove a circulação de Xue melhorando ou revitalizando nos casos de choque ou de inconsciência.

Métodos de Sangria
1. Agulhamento rápido - Dian Ci - em 1 ponto
2. Agulhamento dispersivo - San Ci - diferentes pontos na área escolhida
3. Agulhamento por arranhão - Tiao Ci
4. Agulhamento em ramo - Cong Ci - vários agulhamentos juntos
5. Agulhamento circular - Wei Ci

Nenhum comentário:

Postar um comentário