
TÉCNICAS: Acupuntura Sistêmica e Auricular, Ortomolecular, Dieta do tipo Sanguineo, Koryo, Acupuntura, Sangria, Massagem Ayurvédica, Reflexologia Indiana, Reiki, Spiral Tape, Geoterapia, Dietoterapia Baseada na Medicina Tradicional Chinesa, Feng Shui, Massagem com Conchas/Pérolas/Bambu, Drenagem Linfática, Massagem Relaxante, Massagem com Pedras Quentes, Estética Facial e Corporal, Cursos.
AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)
AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA
PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Indicações de Tratamento Com Florais
São inúmeras indicações de tratamento com a terapia floral e as essências florais. Procure sempre um terapeuta floral especializado no assunto com experiência e sensibilidade para lhe indicar o melhor tratamento.
Quem pode fazer o Tratamento?
As essências florais buscam somente o equilíbrio emocional e beneficiam pessoas em todas as idades, nos seus problemas típicos:
- Bebês agitados, nervosos, medrosos, com cólicas, etc.
- Crianças com problemas de convivência na escola, com os pais ou com os irmãos, superagitadas, hiperativos, etc.
- Adolescentes com acne, rebeldes ou inseguros quanto aos relacionamentos, drogas e escolha de profissão.
- Adultos e Idosos que precisam de apoio em situações tanto circunstanciais (momentâneas) quanto estruturais (já cristalizadas).
- Família: para equilíbrio das relações familiares entre pais e filhos.
- Casal: amigos, namorados, casados, com problemas no relacionamento, em processo de separação ou separados.
- Animais Domésticos ou Selvagens, que estão estressados, tristes, assustados, com alguma dificuldade de adaptação ou passando por algum tipo de manejo (transporte) que causa irritabilidade, medo ou tensão.
- Plantas que são transplantadas, que estão com parasitas, que perderam a sua energia e estão 'desfalecidas', que não crescem, etc.
Indicações
A terapia floral é indicada em:
- Casos de Emergência: após acidente, surto, aborto, estupro, antes de cirurgias, luto, etc.
- Situações Extremas: depressão profunda, tentativa de suicídio, compulsão por álcool ou drogas, síndrome de pânico, .
- Fases de Mudança: desmame, controle de esfíncter, início de educação escolar, puberdade, adolescência, começo de carreira, casamento, gravidez, nova residência, novo emprego, divórcio, menopausa, aposentadoria, morte de pessoas queridas ou doença terminal.
- Situações de Desequilíbrio: ansiedade, nervosismo, insônia, impaciência, depressão, medo, tristeza, raiva, ódio, ciúmes, culpa, desconfiança, agressividade, mágoa, ressentimento, preocupação, desânimo, cansaço, tensão pré-menstrual, problemas com a sexualidade, distúrbios do apetite, frustração, dificuldade de concentração e aprendizado, falta de esperança, confiança ou criatividade, solidão, rejeição, intolerância, crítica, vontade enfraquecida, indecisão, perda de controle, repetição de erros, amor possessivo, auto-aversão, pessimismo, carência, saudade do passado, estresse, exaustão, melancolia, insatisfação com a vida (pessoal e profissional), rigidez, traumas antigos, abatimento, fanatismo, necessidade de domínio, memória fraca, resistência à mudança, orgulho, pensamentos recorrentes, apatia, amargura - só para citar as mais freqüentes.
- Para Auto-conhecimento: onde a pessoa vai identificar os seus pontos positivos e melhorar os negativos, buscando o equilíbrio entre os corpos: emocional, mental físico e vibracional.
- No caso de Doenças Físicas Graves, as essências florais não substituem o tratamento médico convencional, mas apresentam ótimos resultados como terapia de apoio. Mesmo em casos extremos como paralisia cerebral, câncer e aids (HIV positivo), as essências florais proporcionam maior equilíbrio emocional e bem-estar.
Exemplos de Tratamento por Categorias
- O Emocional que atinge o Físico: cansaço/estresse/esgotamento, sistema imunológico, obesidade, acne, gastrite, etc.
- O Emocional que atinge o Mental: cansaço mental, falta de memória, pensamentos recorrentes, etc.
- Comunicação: timidez, voz presa, excessiva expansividade, etc.
- Emoções Básicas: depressão/desencorajamento, raiva/ódio/ressentimento, impaciência, ansiedade, medo, crítica, baixa auto-estima.
- Crianças: dificuldade de se adaptar na escola, de dividir brinquedos, xixi na cama, sentimento de rejeição pelos pais, etc.
- Adolescentes: sentimento de culpa e inadequação, dificuldade de se relacionar, timidez, vergonha do corpo.
- Estudantes: dificuldade de memorização e aprendizado, medo de falar em público e de se relacionar na escola.
- O Emocional que atinge as Mulheres na: dificuldade de engravidar, gestação, TPM, dupla jornada, etc.
- Homens: falta de sensibilidade e dificuldade de expressar sentimentos.
- Idosos: saudosismo, medo da morte, dificuldade de se adaptar às mudanças do mundo, reumatismo, falta de vitalidade, depressão, abandono.
- Preso ao Passado/Futuro: medo do futuro, ligação ao passado.
- Relacionamentos: agressividade, falta de amor, dificuldade de se relacionar, dificuldade de confrontar relacionamentos abusivos e viciados, falta de calor sexual, dificuldade de se libertar de relacionamentos que já acabaram (esquecer ou perdoar), etc.
- Espiritual: falta de fé, dificuldade de se concentrar para rezar ou meditar.
- Artistas: criatividade, memorização de textos, L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), etc.
- Traumas: abuso ou violência sexual, estupro ainda no útero ou na infância, perdas dolorosas.
- Material: medo de falta dinheiro, medo de faltar comida, dificuldade de dividir e compartilhar, etc.
- Empresas: atendimento, paciência, simpatia, concentração, trabalho em equipe, mudanças nas empresas: incerteza, medos, estresse, etc
- Profissionais: desenvolvimento da carreira profissional.
A Automedicação
O trabalho com as essências Florais impele a pessoa a sua consciência, ao seu auto-conhecimento e à noção de responsabilidade que deve ter com a sua própria saúde. Se a pessoa já conquistou um nível tal que possa atravessar os seus processos sem ajuda de profissionais, não há qualquer contra-indicação à auto-medicação. Mas, se ela vive processos crônicos de desequilíbrio e não tem plena segurança de fazer essa travessia sozinha, então deve buscar apoio externo de um terapeuta floral.
Embora, as essências florais sejam inócuas - se alguém tomar um determinado floral sem apresentar o sintoma para o qual é indicado, não haverá efeito colateral -, é muito difícil a pessoa, sozinha, saber identificar o problema emocional que mais a aflige. E, além disso, mesmo que esteja sofrendo nitidamente de depressão, existem várias essências para o problema, mas cada uma para uma causa específica.
Embora, as essências florais sejam inócuas - se alguém tomar um determinado floral sem apresentar o sintoma para o qual é indicado, não haverá efeito colateral -, é muito difícil a pessoa, sozinha, saber identificar o problema emocional que mais a aflige. E, além disso, mesmo que esteja sofrendo nitidamente de depressão, existem várias essências para o problema, mas cada uma para uma causa específica.
No Final do Atendimento
O terapeuta floral receitará as essências florais, plantas e alimentos funcionais para cada situação emocional e física ; você receberá um receituário individual (para ser aviado numa farmácia homeopática ou de manipulação). São respeitados todas as crenças e religiões do Cliente.
Agende já o seu Horário!
PONTOS PARA EQUILIBRAR E MANTER A SAÚDE

Estes três pontos formam uma tríade especial para equilibrar os órgãos internos e eliminar muitas doenças do corpo, quando se trabalham em conjunto.
1º E36 - indiferença Divina
2º IG4 - fundo do vale
3º F3 - relaxamento total
Massageando nesta ordem, 1 minuto cada, 3x ao dia. Esta rotina ajuda as pessoas que sofrem de transpiração excessiva, alivia os calores da menopausa, dores hepáticas, dores reumáticas, paralisia facial, fibromialgia, dor de garganta, hipertensão, enxaquecas, insônia, ansiedade, depressão, anorexia, diminuição da agressividade e fácil irritabilidade.
AURICULOTERAPIA E INSÔNIA
Hoje resolvi falar um pouco sobre uma experiência pessoal com a Acupuntura Auricular.
Nos últimos anos, venho escutado de muitas pessoas, que o mal do século é a Depressão ou a Ansiedade. Tenho notado de fato, que uma grande quantidade de pessoas que me procuram no consultório sofrem destes males, porém, existe um outro mal que a meu ver tem incomodado muitas pessoas, sofrendo elas de Depressão, Ansiedade ou não. Este mal é a INSÔNIA.
A Insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono, manter-se dormindo após o início do sono ou acordar muito cedo.
O indivíduos que sofrem de insônia, normalmente se queixam de cansaço e sonolência durante o dia, a atenção e a concentração ficam afetadas. A insônia pode afetar pessoas de todas as idades.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, a insônia pode ter várias causas, mas na maioria das vezes, está relacionada à deficiência de Sangue ou de Yin, que impossibilita a mente de se “ancorar” e com isso, a mesma vaga durante a noite, deixando o indivíduo acordado ou com dificuldades de manter o sono.
Existem centenas de combinações de pontos de acupuntura para tratar a insônia, porém, um tratamento rápido para a mesma se dá com a utilização da auriculoterapia.
Pesquisas demonstram que a auriculoterapia é de extrema eficiência no tratamento da insônia independente de sua causa. Um estudo comprovou que após um mês de tratamento em indivíduos idosos que sofriam de sono fracionado (dificuldade de manter o sono durante a noite) e que acordavam muito cedo, o tratamento com auriculoterapia elevou a qualidade do sono de 70 para 90% de eficiência, e que o resultado se manteve por três meses sem a manutenção da técnica.
Não somente em idosos, mas em outras faixas etárias, a auriculoterapia se mostrou eficaz no tratamento da Insônia.
Nos últimos anos, venho escutado de muitas pessoas, que o mal do século é a Depressão ou a Ansiedade. Tenho notado de fato, que uma grande quantidade de pessoas que me procuram no consultório sofrem destes males, porém, existe um outro mal que a meu ver tem incomodado muitas pessoas, sofrendo elas de Depressão, Ansiedade ou não. Este mal é a INSÔNIA.
A Insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono, manter-se dormindo após o início do sono ou acordar muito cedo.
O indivíduos que sofrem de insônia, normalmente se queixam de cansaço e sonolência durante o dia, a atenção e a concentração ficam afetadas. A insônia pode afetar pessoas de todas as idades.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, a insônia pode ter várias causas, mas na maioria das vezes, está relacionada à deficiência de Sangue ou de Yin, que impossibilita a mente de se “ancorar” e com isso, a mesma vaga durante a noite, deixando o indivíduo acordado ou com dificuldades de manter o sono.
Existem centenas de combinações de pontos de acupuntura para tratar a insônia, porém, um tratamento rápido para a mesma se dá com a utilização da auriculoterapia.
Pesquisas demonstram que a auriculoterapia é de extrema eficiência no tratamento da insônia independente de sua causa. Um estudo comprovou que após um mês de tratamento em indivíduos idosos que sofriam de sono fracionado (dificuldade de manter o sono durante a noite) e que acordavam muito cedo, o tratamento com auriculoterapia elevou a qualidade do sono de 70 para 90% de eficiência, e que o resultado se manteve por três meses sem a manutenção da técnica.
Não somente em idosos, mas em outras faixas etárias, a auriculoterapia se mostrou eficaz no tratamento da Insônia.
Para os já praticantes da técnica, aproveito para sugerir uma das melhores combinações de pontos no tratamento da insônia:
1) Shenmen – principal ponto do triângulo cibernético, tem efeito calmante, sedativo. Possui a função de evitar efeitos colaterais de pontos que eventualmente tenham sido aplicados de forma errada.
Localização: no vértice da fossa triangular.
Localização: no vértice da fossa triangular.
2) Rim – para Medicina Chinesa, o rim é o órgão mais importante do corpo, pois possui a função de manter a energia vital, filtra o sangue, elimina toxinas do organismo. É o segundo ponto do triângulo cibernético.
Localização: abaixo da cruz inferior do anti-hélix (pontos aplicados na vertical para cima)
Localização: abaixo da cruz inferior do anti-hélix (pontos aplicados na vertical para cima)
3) SNV (Sistema Neurovegetativo) – conhecido também como “Simpático”, é o terceiro ponto do triângulo cibernético. Possui a função de equilibrar todas as funções involuntárias do organismo, como fome, sono, digestão, batimentos cardíacos entre outras.
Localização: cruz inferior do anti-hélix.
Localização: cruz inferior do anti-hélix.
4) Analgesia – encontrado em alguns mapas como “algia”, esse ponto possui função de remover do corpo toda e qualquer dor, e também relaxa a musculatura.
Localização: Concha Cimba, na direção do Rim
Localização: Concha Cimba, na direção do Rim
5) Relaxamento Muscular – também conhecido como “mialgia” ou “miorelaxante”, possui a função de deixar toda musculatura do corpo relaxada, diminuindo a concentração dos nódulos de tensão.
Localização: entre as conchas cava e cimba, na linha entre os pontos do Estômago e Fígado.
Localização: entre as conchas cava e cimba, na linha entre os pontos do Estômago e Fígado.
6) Tensão Emocional ou Hélice 5 – possui função sedativa, calmante, diminui o estresse causado pelas emoções.
Localização: no hélix, logo acima do lóbulo.
Localização: no hélix, logo acima do lóbulo.
7) Ansiedade – como o próprio nome diz, esse ponto possui a função de diminuir a ansiedade do indivíduo, bem como seus sintomas associados: palpitações, insônia, falta de ar, entre outros.
Localização: no dorso da orelha, entre o centro do lóbulo e a prega de inserção da orelha na cabeça.
Localização: no dorso da orelha, entre o centro do lóbulo e a prega de inserção da orelha na cabeça.
Todos os pontos acima citados pertencem a categoria de pontos do sistema nervoso que representam determinadas atividades excitadoras ou repressoras do SNC. Os pontos do sistema nervoso presentes no pavilhão auricular ocupam 11,69% e seu uso, na prática clínica, potencializa o resultado terapêutico de muitas enfermidades, como na insônia, em que a repressão do SNC causa relaxamento profundo.
Fica então a dica de protocolo para os terapeutas e a dica de tratamento para os que sofrem de insônia!
Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar à todos!
Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar à todos!
** OBS: A imagem colocada neste post simula a localização dos pontos do protocolo aqui citado para insônia.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Aurículo: Aplicação
Antes de fazer uma aplicação auricular, é necessário saber em qual das orelhas se vai trabalhar. Em princípio, deve-se observar qual o lado dominante do paciente – direito ou esquerdo. Nunca se deve aplicar nas duas orelhas ao mesmo tempo a exceção dos pontos unilaterais. É preciso intercalar as aplicações em uma orelha por vez, num intervalo de sete dias, no máximo. Para localizar desequilíbrios, pode-se primeiro observar a orelha e tentar encontrar pequenas diferenças na região, como, por exemplo, pequenas manchas ou pontos pretos, escamações e até diferenças de tonalidade da pele, que a princípio podem parecer natural. Outra forma de localizar pontos que devem ser tratados é a utilização de um aparelho chamado apalpador de pressão. Constituído por uma pequena peça de metal com ponta arredondada e uma mola interna, esse aparelho exerce pressão constante. Todo ponto de aurículo é conhecido como ponto de dor; isso significa que, quando pressionado algum ponto em desequilíbrio, o cliente irá se queixar de uma pequena dor ou sentirá uma simples fisgada. Existem várias formas de aplicação. Aqui descreveremos apenas as quatro mais utilizadas:
Agulha Coreo - Normalmente usada no corpo, pode ser também utilizada em aurículo. Seu único inconveniente é que o cliente deverá permanecer deitado e com as agulhas na orelha por um período de 20 a 30 minutos.
Agulhas de uso semipermanente - Com aparência de uma pequena tachinha e uma ponta que ultrapassa l,3 milímetro, após sua aplicação deve-se cobri-la com um pequeno pedaço de fita microporo, para evitar que caia. O cliente deve permanecer com as agulhas pelo prazo máximo de sete dias e cuidar para que não haja contaminação.
Ponto esfera - Constituído por uma pequena esfera de metal, este ponto deve ser aplicado da mesma forma que a agulha semipermanente, e os resultados obtidos sãos os mesmos. A diferença é que o ponto esfera pressiona, em vez de furar, e normalmente se usa em crianças com idade até 12 anos e em adultos com orelhas sensíveis.
Ponto semente - É uma pequena semente de mostarda, usada da mesma forma que o ponto esfera, com a diferença de que este ponto deve permanecer na orelha por um prazo máximo de quatro dias. Por se tratar de material orgânico, ele pode se decompor e causar algum tipo de contaminação, e, em conseqüência, provocar inflamação na região.
Complementando o tratamento
A acupuntura e a auriculopuntura não utilizam somente agulhas ou pontos. Outra forma auxiliar no tratamento são as normas de alimentação. Um grande erro cometido pela maioria das pessoas ao se alimentar é o hábito de tomar líquidos, principalmente gelados, durante ou logo após as refeições. Observe o que acontece quando se comete esse erro. A princípio ocorre uma reação chamada choque térmico, que é o esfriamento do organismo de forma brusca. Nesse caso, será necessário muito mais energia para reaquecê-lo. Isso faz com que os órgãos passem por um processo de febre gastrintestinal. Esse calor febril chega ao coração, acelera seu ritmo e, assim, aumenta a freqüência da onda sanguínea para os pulmões. Dessa forma se congestionam progressivamente seus tecidos, o espaço destinado ao ar neles contido se estreita e, como decorrência, diminui a capacidade de trabalho dos órgãos respiratórios. A pele, que funciona como segundo pulmão e rim, também fica incapacitada de desempenhar suas funções por falta de uma irrigação sanguínea na superfície do corpo, devido à congestão das vísceras febris. Outra conseqüência causada pela ingestão de líquidos durante e logo após as refeições é que o bolo alimentar se torna macio demais, o que dificulta seu trajeto e pode provocar prisão de ventre, que resulta em mais toxinas para o organismo. As frutas também devem ser evitadas, pois causam os mesmos transtornos que os líquidos. O ideal é ingerir frutas ou líquidos no máximo quinze minutos antes e no mínimo duas horas depois de cada refeição. Observando estas regras simples, tomando refeições nas horas certas, dormindo o número de horas exigido por seu corpo, fazendo exercícios regularmente, evitando bebidas alcoólicas e fumo e trabalhando não mais do que manda o bom senso, as chances de você ter boa saúde serão enormes. Na eventualidade de um desequilíbrio o tratamento com certeza será bem mais simples e rápido.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Como Funciona a Auriculoacupuntura

Auriculoacupuntura
A medicina natural tem seus princípios básicos fundamentados na medicina dos antigos povos orientais, particularmente o chinês. A auriculopuntura (auriculoacupuntura, auriculoterapia, auriculomedicina), variante da acupuntura – técnica das mais desenvolvidas e utilizadas hoje, que age no plano energético –, é uma técnica que trabalha certos pontos na orelha que servem tanto para prevenção quanto para tratamento de vários desequilíbrios energéticos.A medicina tradicional chinesa considera a orelha um extremo de íntima relação com os canais de energia – é uma parte do corpo que constitui todos os outros órgãos –, cuja relação é a seguinte:
Os canais Yang – intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga – passam ao redor da orelha, ligando-se diretamente. Os canais Yin – pulmão, baço, pâncreas, coração, rim, fígado e órgãos sexuais – estão ligados à orelha por meio de ramificações.Por acreditar que eram linhas imaginárias, a ciência ocidental batizou os canais de energia com o nome de meridianos. Em Paris, o Dr. Jean Claude Darras, do Hospital Neker, provou cientificamente a existência dos canais de energia com uma experiência: “Em um determinado ponto de acupuntura injetou uma substância radiativa de contraste, denominada tecnécio. A princípio, o tecnécio espalhou-se por toda a região desordenadamente; porém, outro ponto relacionado ao mesmo canal foi estimulado. Observou então que a substância se concentrou no ponto de origem e correu por um canal até alcançar o outro ponto”. Com essa experiência provou-se a existência de um canal em nosso organismo que não pode ser visto a olho nu.Por esses canais circulam energias conhecidas pelo nome Chi (Qi), em chinês, ou Ki, em japonês. O primeiro tipo de energia é o que circula junto com o ar (Yeung Chi, em chinês). Podemos observá-lo a olho nu quando olhamos para o céu em dias ensolarados e observamos pequenos pontos prateados circulando com extrema velocidade (se você estiver em lugar livre de poluição, essa observação se tornará mais fácil). O segundo tipo provém dos alimentos (Kou Chi), daí a importância vital de nutrir nosso organismo com alimentos naturais. Alimentos com conservantes e agrotóxicos diminuem a qualidade dessa energia.O terceiro tipo é conhecido como energia ancestral, primordial ou vital (Yuen Chi). Representa a potencialidade da vida do ser humano em seu nascimento. Herdamos essa energia de nossos pais no momento da união do espermatozóide com o óvulo. Ela decresce durante toda a vida, até chegar à morte natural.
Essa energia vital nasce nos rins e se encontra principalmente localizada na parte inferior do abdome, entre o umbigo e o púbis. Na região chamada sede inferior ela está presente em todas as células do corpo e circula com a energia alimentar nos canais.O lugar em que vivemos, o tipo de alimento que ingerimos, a qualidade do ar e até a forma de respirar influenciam diretamente na qualidade de nossas energias. Viver da forma mais natural possível e praticar exercícios que ajudem a melhorar a circulação física e energética, como o tai chi chuan ou o qi gong (chi kung), pode melhorar em muito nossa qualidade de vida. Lembre-se de que a energia que você produz hoje virá a ser a energia vital de seu filho.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
A MTC no tratamento das ESTRIAS
As estrias são um grande problema, tanto para homens como para mulheres. São causadas pelo estiramento excessivo da pele, ultrapassando o limite de distensão da mesma. A pele se rompe e forma uma cicatriz, parecida com uma "linha" localizada na superfície da mesma.
Tem a característica de serem perpendiculares às linhas de tração da pele, paralelas entre si e bilaterais.
São lesões decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele, além do rompimento de terminações nervosas, rompimento de vasos sanguíneos, diminuição de melanócitos (a pele vai perdendo sua coloração normal na região estriada), diminuição da elasticidade da pele, além da rarefação de pelos no local acometido pelas estrias.
Nas mulheres se localizam principalmente nos glúteos, mamas, coxas e abdômen. Nos homens tendem a se localizar nos braços, panturrilha, coxas, glúteos e principalmente na região paravertebral e lombar.
1 - Vários fatores provocam o aparecimento das estrias, entre eles:
- Crescimento acelerado na puberdade;
- Obesidade;
- Ganho de muita massa muscular, em um curto espaço de tempo;
- Gravidez;
- Uso prolongado de anticoncepcionais e corticoides.
2 - Tipos de Estrias:
2.1 - Estrias Vermelhas:
.jpg)
São aquelas estrias recentes (também chamadas de estrias jovens), e indicam a primeira fase do processo. O estiramento excessivo da pele leva à ruptura de fibras, causando um processo cicatricial que inicialmente tem uma aparência avermelhada, pois há ainda presença de circulação local.
Essas estrias ainda estão na fase inflamatória, por isso a cor avermelhada. Se assemelham a arranhões e já marcam a pele de um jeito que incomoda. Conforme o processo inflamatório ocorre, o corpo tenta agir e envia maior quantidade de sangue para a área afetada. Essa inflamação continua por algum tempo até que cicatriza e forma a famosa estria branca.
A atenção com o próprio corpo é fundamental para se detectar o problema ainda nesta fase. O fato de serem recentes permitem a aplicação de tratamentos com melhores resultados. Um auto-exame corporal minucioso, uma vez por mês, ajuda na prevenção e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.
2.2 - Estrias Brancas:
.jpg)
Esta é a sinalização do corpo de que a estria já está instalada. Nesta fase já ocorreu o comprometimento da circulação local e se consolidou um processo de fibrose. Uma vez instaladas, as estrias não serão mais removidas por se tratarem de cicatrizes. Os cuidados nesta fase serão no sentido de amenizá-las e evitar o aparecimento de outras. É necessário entender que as estrias não tem cura, mas é possível tratá-las de forma bem satisfatória.
3 - A MTC no Tratamento das Estrias:
O tratamento para estrias na MTC oferece resultados visíveis por sessão, ou seja, a cada sessão realizada você identifica uma melhora significativa no aspecto da espessura das estrias (elas ficam mais finas), e pigmentar ( elas recuperam a tonalidade da pele), portanto, é importante é iniciar o tratamento o quanto antes, pois desta forma você certamente terá mais liberdade de usar aquele tão sonhado biquíni bem antes do que imaginava.
Os resultados são definitivos, ou seja, se não houver modificação da área tratada (ganho de peso, hipertrofia, etc.), você nunca mais terá problemas com estrias. Mas é importante ficar atento ao fato de que, mesmo se tratando de regeneração celular, ela não é por completo, pois não existe cura para as estrias.
3.1 - Entenda como funciona:
Se as estrias forem vermelhas de médio para fino calibre (com menos de 4 milímetros), em peles com pouca ou nenhuma flacidez, é possível esperar a cura total. Como foi dito antes, as estrias brancas não somem, mas amenizam consideravelmente. São necessários aproximadamente 10 sessões.
O tratamento pode englobar varias técnicas da MTC, como Acupuntura, Moxa, Ventosa e/ou Sangria. Tudo depende de uma avaliação previa para que se possa determinar o protocolo a ser realizado. Este tratamento tem resultados satisfatórios e visíveis a cada atendimento
Alem do tratamento especifico para estrias associamos a orientação alimentar e florais para potencializar os resultados
Sangria na MTC
A Medicina Tradicional Chinesa utiliza técnicas de sangria em pontos específicos do corpo, os já conhecidos pontos de acupuntura. Cada ponto tem uma ou mais funções, seja ela ligada à sua localização, ao meridiano ao qual pertenceria ou ao órgão ao qual seu meridiano esta ligado.
Têm-se registros da aplicação desse método desde 2.000 a.C. pelos babilônios e sabe-se que seu uso era considerado padrão da medicina até o século XIX, essa técnica é tão antiga que encontra-se incorporada às mais diferentes culturas como a indiana onde faz parte da prática ayurvédica, a indígena (principalmente na América do Norte) e a da cultura chinesa, sendo empregada das mais diferentes formas, e o que vamos abordar aqui é o uso da Sangria dentro da Prática da Medicina Chinesa.
Nesta técnica, faz-se uma punção com agulhas conhecidas como lancetas, as mesmas utilizadas para fazer medição de glicose em pacientes diabéticos. É aplicada a sangria em praticamente qualquer região do corpo, mas é mais comum a sua aplicação nas costas, cabeça, face e membros. Após a punção, retira-se uma pequena quantidade de sangue (de 3 a 9 gotas) do ponto, afim de alcançar o efeito desejado. Em alguns casos utiliza-se ventosas em cima do local puncionado, para forçar a saída de sangue, visando aumentar a eficácia da técnica de sangria.
A Medicina Tradicional Chinesa indica a sangria principalmente para casos de estagnação de Qi (energia vital) e Xue (porção energética do Sangue) que geram quadros de excesso e de calor, muito utilizado para tratar doenças causadas pela estagnação de energias perversas no Xue (calor, vento, frio, etc) que se acumulam em determinadas áreas do corpo e obstruem a circulação nos canais. A sangria drena o calor do corpo (que prejudica a circulação de Qi e Xue), ativa a circulação do Xue, diminui o edema, alivia as dores.
Devido a retirada do sangue alguns pacientes tem algum grau de rejeição a essa técnica. Mas cabe ao Acupunturista explicar como a técnica será executada, a quantidade de sangue que será extraída e que a sangria é praticamente indolor.
Indicações:
- baixar a febre - somente em febre por excesso de yang, geralmente febres altas. Nunca em quadro de calor por deficiência.
- aliviar a dor - reestabelece a circulação do Xue, remove as obstruções e alivia a dor. Usado apenas nos quadros de dor aguda, por excesso.
- desintoxicação - quando o Wei Qi (Qi defensivor) não resiste a invasão exógena, com presença de calor e toxina no Xue. Como quadros de intoxicação alimentar e medicamentosa.
- dispersar o fogo - se o Yang do Xin for excessivo, aparecerão sintomas de fogo. Por controlar o fluxo de Xue, seu JIng Luo deve ser sangrado para o controle dos sintomas de calor. O Gan estaoca o Xue, por isso, a sangria do seu canal pode reequilibrar o excesso de Yang, diminuindo sintomas como dor de cabeça, rigidez cervical causadas por hipertensão.
- aliviar coceiras - causada por vento patógeno no Xue, a sangria eleimina o patógeno e consequentemente a coceira.
- aliviar a sudorese - alivia a sudorese causada por estagnação de Qi e Xue.
- aliviar a dormência - na deficiência de Qi e Xue, o Qi não alcança as extremidades causando dormência. A sangria nas extremidades e nas laterais das áreas afetadas, principalmente nos dedos, aliviará a dormência.
- parar o vômito - vomito agudo geralmente está associado a excesso de calor no Wei, Qi do Gan atacando o Wei ou Estagnação de alimento no Wei. A sangria reduz o calor e acalma o ataque do Qi do Gan tão bem quanto remove a obstrução no trato gastro-intestinal para permitir o movimento da descida normal do Qi do Wei.
-Parar a diarreia - normalmente a diarreia quente causada por pestilências.
- Ressucitação de emergência - a sangria promove a circulação de Xue melhorando ou revitalizando nos casos de choque ou de inconsciência.
Métodos de Sangria
1. Agulhamento rápido - Dian Ci - em 1 ponto
2. Agulhamento dispersivo - San Ci - diferentes pontos na área escolhida
3. Agulhamento por arranhão - Tiao Ci
4. Agulhamento em ramo - Cong Ci - vários agulhamentos juntos
5. Agulhamento circular - Wei Ci
domingo, 2 de junho de 2013
DOSHAS
O Equilíbrio dos Três Doshas
Segundo a Ayurveda, o ser humano tem a mente ligada ao corpo através dos três princípios básicos metabólicos existentes nele: Vata, Pitta e Kapha (palavras sânscristas) que podem ser traduzidas como:- Vata - Movimento/ar corporal (energia sutil que governa o movimento biológico). A partir dos elementos Éter e ar é formado Vata.
- Pitta - Fogo/calor corporal (manifesta-se como o metabolismo do corpo). A partir dos elementos fogo e água é formado Pitta.
- Kapha - água biológica (consolida os elementos do corpo, fornecendo o material para a estrutura física. Mantém a resistência do corpo). A partir dos elementos terra e água é formado Kapha.
Para melhor entendimento gostaria de explicar que, de acordo com a Ayurveda, a constituição humana é formada através da junção de dois dos cinco elementos que manifestam-se no corpo humano (éter, ar, fogo, água e terra). No momento em que existe a concepção será determinada a constituição básica de cada individuo em função das permutações e combinações do ar, fogo, e água corporais que se manifestam nos corpos do pai e da mãe.
Vata, Pitta e Kapha, são responsáveis pelas funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, mente e consciência, e quando em desequilíbrio contribuem de forma importante para vários processos de doenças.
Segundo Vagbhatta, autor de um famoso Tratado de Ayurveda, "Todo aquele que deseja saúde e felicidade deve receber massagem corporal e utilizar os óleos adequados segundo sua constituição/dosha e estação do ano.
Outro célebre e valioso conhecedor de Ayurveda Sushruta Samhita, afirma que deve-se escolher o melhor óleo ou qualquer lubrificante que melhor se adapte ao corpo e a estação do ano. Na verdade, nenhuma constituição individual é formada unicamente por qualquer um dos elementos e sim cada pessoa é uma combinação de todos os três elementos com uma tendência predominante de participação de um ou mais e em cada constituição existem uma determinada percentagem de vata, pitta e kapha, então quando manipulamos um corpo através da massagem em geral estamos trabalhando os três doshas onde um é predominante, por este motivo a escolha do óleo certo.
O equilíbrio dos três doshas pode ocorrer de várias formas eu recomendo, dentre tantas, a Massagem Ayurveda.
No momento em que alguém está sendo massageado a concentração do massagista deve estar voltada para a circulação sangüínea, respiração e a energia vital, o Prana que controla o metabolismo do corpo e regula o sistema nervoso central, ele, (o prana) é responsável pelas funções cerebrais superiores e as atividades motoras sensoriais.
O prana situado na cabeça é o prana vital enquanto o prana presente no ar cósmico é o prana nutriente. Durante a Massagem há um constante intercâmbio de energia entre o prana vital e o prana nutriente, através da respiração. Durante a inspiração o prana nutriente entra no sistema e nutre o prana vital. Durante a expiração os produtos residuais sutis são expelidos e assim vai ocorrendo a liberação das toxinas internas ajudadas também pela liberação das toxinas presas aos músculos e os tecidos do corpo que são ajudadas pelo uso do pó indiano Vakhand junto ao óleo ideal para aquela pessoa. Com a estimulação de vários órgãos do corpo que de acordo com estudo fisiopatológicos Ayurveda estão ligados a cada dosha, como por exemplo podemos citar o Vata - dosha ( que tem as origens de suas doenças ligadas ao intestino grosso) obteremos o equilíbrio dos três doshas, e diminuindo assim os danos dos Humores corporais Vata, Pitta e Kapha que quando em desequilíbrio criam toxinas que circulam por todo o corpo causando doença.
"O Arquivista da Mente"
Rica em propriedades medicinais, a hortelã porporciona inúmeros benefícios à saúde. De aroma agradavel, seu chá, feito da folha, funciona como um remédio herbal, sendo extremamente saudável e seguro.
Inimigo das bactérias
A folha da hortelã possui uma substância conhecida como mentol, rica em um componente antibacteriano que ajuda
no combate a bactérias e vírus. Por isso, o chá alivia a tosse e a constipação. Ele também ajuda no tratamento de dor de garganta e mau hálito quando usado em gargarejos.
Excelente para digestão
No tratamento gástrico, a hortelã age como digestivo natural graças à presença de vitaminas do complexo B, potássio e cálcio. Além disso, é eficaz quando utilizado como vermífugo para as crianças, tem ação espasmódico, é estimulante e alivia as cólicas intestinais, entre tantos outros benefícios.
“Depilação” natural
Segundo estudos recentes, a hortelã contribui também para diminuir o número de pelos na mulher, uma vez que reduz os níveis de testosterona (hormônio sexual masculino) no organismo feminino. Este, quando presente em excesso, provoca o aparecimento de pelos escuros e desagradáveis em partes do corpo, como seios, barriga, rosto e pernas.
"O Arquivista da Mente"
Nas terapias naturais a Hortelã tambem é usada para auxiliar as pessoas a organizar os pensamentos; seja o aroma, chá ou Agua saborizada, a Hortelã auxilia organizar os pensamentos o que diminui o stress e auxilia a ter um sono tranquilo.
Inimigo das bactérias
A folha da hortelã possui uma substância conhecida como mentol, rica em um componente antibacteriano que ajuda

Excelente para digestão
No tratamento gástrico, a hortelã age como digestivo natural graças à presença de vitaminas do complexo B, potássio e cálcio. Além disso, é eficaz quando utilizado como vermífugo para as crianças, tem ação espasmódico, é estimulante e alivia as cólicas intestinais, entre tantos outros benefícios.
“Depilação” natural
Segundo estudos recentes, a hortelã contribui também para diminuir o número de pelos na mulher, uma vez que reduz os níveis de testosterona (hormônio sexual masculino) no organismo feminino
Tratamento com Geoterapia para Úlcera Varicosa
ÚLCERAS VARICOSAS
No objetivo de tornar público toda informação que possa ajudar pessoas que sofrem com aqueles problemas de saúde que nunca tem solução e que se arrastam em sofrimentos e dor, trago hoje uma experiencia super bem sucedida de um amigo, Gervásio Souza, da cidade de Petrolina, Pe. que é um grande naturólogo, e que teve em vasto campo de experiências empíricas pelo sertão Nordestino com o tratamento de ulceras varicosas crônicas.
Pelo seu espírito desprendido e voltado para missão da cura ele nos repassa esta experiência para que todos que precisem possa usufruí-la.
Cataplasma de argila sobre as lesões por 2 a 3 horas.Lavar as feridas com solução de Bicarbonato de Sódio (1 colher rasa p/
1 copo d' água),e água oxigenada 10 V, partes iguais 2 vezes ao dia e
em seguida colocar sobre as feridas extratos de propólis, e porvilhar
pó de carvão vegetal em toda ferida ( abrir a cápsula, encontrada em
farmácias)
1 copo d' água),e água oxigenada 10 V, partes iguais 2 vezes ao dia e
em seguida colocar sobre as feridas extratos de propólis, e porvilhar
pó de carvão vegetal em toda ferida ( abrir a cápsula, encontrada em
farmácias)
Castanha da Índia, 1 CAP. 3 vezes ao dia (repetir)
Unha de Gato, 1 CAP. 3 vezes ao dia (repetir)
Oleo de alho, 1 CAP. antes das refeições (repetir)
Lecitina de soja, 1 CAP. 3 vezes ao dia (repetir)
Vitamina - E, 1 CAP 3 vezes ao dia (repetir).
Lecitina de soja, 1 CAP. 3 vezes ao dia (repetir)
Vitamina - E, 1 CAP 3 vezes ao dia (repetir).
Depoimento de uma das pacientes.
TEODÓCIA DA CONCEIÇÃO ARARIPE, moradora do povoado de Jacu - PI, fala dos resultados obtidos através das terapias naturais, feitas com o terapeuta GERVÁSIO SOUZA.“Em março de 2006 tive uma úlcera varicosa na perna esquerda, passei seis meses deitada sem poder andar, nesse período fiquei internada em um hospital de Paulistana – PI. Eu já não tinha mais esperanças de ficar boa, resolvi tentar um tratamento na Medicina Natural, tendo em vista que o problema se agravava cada vez mais. Fiz uma avaliação em maio e já comecei a fazer o tratamento recomendado pelo o terapeuta, e para minha surpresa o tratamento deu muito certo, pois, a ferida enorme que tomava conta de minha perna, era muito funda e escorria muita água aponto de molhar vários panos ao dia, hoje se encontra quase totalmente fechada. Hoje eu me sinto uma criança, fiquei boa até de outros problemas de saúde que eu tinha.Agradeço a Deus por ter me encaminhado para os tratamentos naturais”
"Você pode aprender este e outros tratamento no Curso de Geoterapia no Instituto Long Tao"
"Você pode aprender este e outros tratamento no Curso de Geoterapia no Instituto Long Tao"
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Massagem Ayurvédica
![]()
A ciência Ayurveda começou há cerca de 6 mil anos, na Índia. Em linguagem sânscrita, Ayurveda (ou Ayurvédica), traduzindo literalmente, Veda significa “o conhecimento”, o saber; Ayur (ou Ayu) “vida”, indicando assim “o conhecimento da vida humana”.
A massagem Ayurvédica é uma técnica de massagem holística que favorece a integração, o equilíbrio e o intercâmbio dinâmico entre a mente e o corpo. É um método de tratamento corporal de deslizamentos e/ou alongamentos, auxiliado por óleos vegetais e essências que estimula os músculos e a circulação, libertando as toxinas presas aos músculos e tecidos. Através de toques profundos com mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propicia um re-alinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônicas no corpo físico, fortalece o sistema imunológico, tem efeitos anti-stress e anti-depressivos. Proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital. É indicado ainda para caso de dores musculares, enxaquecas, dores reumáticas, problemas de coluna, má postura, fortalecimento do sistema imunológico, stress, depressões, etc.
Normalmente as pessoas que recebem sessões de massagem Ayurvédica, experimentam uma grande sensação de bem-estar, relaxamento, tranquilidade, sono profundo e um novo ânimo.
Uma boa massagem pode ajudar a:
- pele ganha mais luminosidade
- tonificar e relaxar os tecidos musculares subcutâneos, nutrindo assim a pele e formando curvas harmónicas no corpo
- aumentar a temperatura corporal, facilitando a circulação
- incrementar o fluxo de oxigénio e eliminação de toxinas do corpo
- incrementar a resistência corporal ao elevar o sistema imunológico
- abrir os canis do corpo, possibilitando um fluxo sem obstáculos da energia vital
- dar ao corpo uma sensação de leveza, agilidade e energia
- flexibilizar a coluna, melhorando a comunicação nervosa aos órgãos e demais partes do corpo
- aumentar o vigor e vitalidade sexual
- activar a concentração e a vivacidade mental
- rejuvenescer e preservar as propriedades da juventude
A nível mental:
- afirmar a auto-estima, criar confiança, abertura mental, segurança e concentração
- libertar emoções bloqueadas
- produzir relaxamento, produzir pensamentos positivos e consciência de todo o corpo
|
sexta-feira, 19 de abril de 2013
FLORAIS DE SAINT GERMAIN :
ALGUMAS ESSÊNCIAS:
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() |
Assinar:
Postagens (Atom)